Perguntas Frequentes
Encontre respostas rápidas e práticas para as dúvidas mais comuns sobre nossos cursos, serviços e procedimentos. Se tiver mais perguntas, entre em contato e teremos prazer em ajudar!
Para obter a carteira de Capitão Amador, é necessário ter a habilitação de Mestre-Amador. A prova acontece normalmente duas vezes ao ano, é composta de 40 questões de múltipla escolha com 5 alternativas cada. O exame dura 4 horas e para passar, é necessário que o candidato acerte metade das questões.
Para realizar o exame para mestre-amador o candidato deverá ser habilitado na categoria de Arrais-Amador. O exame para mestre-amador constará de uma prova contendo 40 questões de múltipla escolha, sendo quatro com utilização de carta náutica, com a duração máxima de três horas. A prova possui valor máximo de 10 pontos e será considerado aprovado o candidato que alcançar pelo menos cinco pontos na prova.
Não, o que existe disponível é um modelo de requerimento que agilizará o processo de inscrição junto as Capitanias, Delegacias e Agências. Existe a necessidade do comparecimento do interessado ou de seu representante legal (munido de procuração), na Capitanias, Delegacias e Agências responsável pela sua jurisdição, para a entrega dos documentos exigidos na norma visando à inscrição do candidato.
A carteira de habilitação amadora tem prazo de validade de dez anos para pessoa até 65 anos e a partir dessa idade é necessário renovar a cada 5 anos.
É preciso procurar uma escola náutica credenciado pela Marinha do Brasil para realizar o curso preparatório e agendar os exames.
Será aplicada somente uma prova com 40 questões.
O exame para essa categoria será constituído de uma prova escrita que consistirá de um questionário com 20 perguntas do tipo múltipla escolha, e terá a duração máxima de 1 hora e 30 minutos. Será aprovado o candidato que alcançar um percentual mínimo de acerto igual a 50% (cinquenta por cento).
O exame de Arrais-Amador
constará de uma prova escrita com a duração máxima de duas (2) horas, sendo esta prova constituída de 40 questões do tipo múltipla escolha. Será considerado aprovado o candidato que alcançar o candidato que alcançar um percentual mínimo de acerto igual a 50% (cinquenta por cento).
A obtenção da carteira exige a realização de uma prova teórica, que inclui conteúdos sobre navegação, sinalização náutica, legislação e segurança essa é realizada na Capitania dos Portos
Estes documentos somente poderão ser obtidos por intermédio de Estabelecimento de Treinamento Náutico cadastrados nas Capitanias, Delegacias e Agências na área de jurisdição onde reside o interessado.