CURSO Teórico Mestre Amador

Mestre Amador é a habilitação que permite realizar navegação costeira, indo além das áreas de navegação restritas do Arrais Amador.  Para poder tirar a habilitação de Mestre Amador, você precisará já estar habilitado como Arrais Amador.

iconePlataforma Online

Teórico: 16 horas

iconeTeórico Presencial

Aula teórica, presencial,  apenas para grupo de no mínimo 4 pessoas

O curso de mestre amador conta com:

  • Cerca de 400 questões
  • Exercícios de Navegação utilizando a carta náutica 
  • Exercícios de Calunga
  • Carta Náutica igual a que você utilizará no dia da prova.
  • Pdf com resumo de toda a matéria.

Faça exercícios e assista as aulas  quantas vezes desejar.

 

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Aqui começa sua jornada náutica.

Escola Náutica Oceania

Temos sido o farol para aspirantes a navegadores de todo o Paraná há mais de 20 anos. Em 2012, com as alterações e novas exigências da Capitania dos Portos do Paraná, em Paranaguá, formalizamos nossa escola, tornando-nos a primeira escola náutica credenciada pela Marinha do Brasil com sede no litoral paranaense.

No coração de nossa escola está o Capitão Moisés Vaz de Jesus, com mais de 25 anos de experiência. Licenciado em história e geografia, um verdadeiro professor, Moisés não é apenas nosso instrutor chefe, mas também o timoneiro e guardião da renomada Porto Marina Oceania, referência em Paranaguá. Sua vasta experiência, formação e treinamentos pela Marinha do Brasil garantem que nossos alunos recebam o melhor em educação náutica.

+10
anos de experiência
+1400
alunos formados
+98%
indice de aprovação

PROGRAMA DO CURSO

O conteúdo do curso cobre todos os assuntos da prova de Mestre Amador, conforme a NORMAM-211/DPC

 

FUNDAMENTOS DE NAVEGAÇÃO

Sistemas de Coordenadas Geográficas, Latitude, Longitude e Diferença de Latitude e Longitude, Direção no mar, Rumo, Proa, Norte Verdadeiro, Norte Magnético, Norte da Agulha, Velocidade e Distância no Mar, Rumo e Velocidade na Superfície e no Fundo, Norte da Giro, Desvio da Giro.

CARTA NÁUTICA E PUBLICAÇÕES NÁUTICAS

Projeções, Projeção de Mercator, Latitude Crescida, Loxodrômica e Ortodrômica, Catálogo de Cartas e Publicações, Avisos aos Navegantes, Reticulado, Escala, Carta 12.000, Título da Carta Náutica, Notas de Precaução e Explanatórias, Rosa dos Ventos, Cotas Verticais nas Cartas Náuticas, Principais Elementos das Cartas Náuticas, Outras Publicações Náuticas.

NAVEGAÇÃO ESTIMADA E COSTEIRA

Introdução, Instrumentos de Trabalho, Coordenadas, Distâncias e Direções na Carta, Navegação Estimada, Navegação Costeira, Linha de Posição, Detalhe das LDPs, Determinação da Posição na Navegação Costeira, Marcações Sucessivas, Marcações Duplas, Série de Traub.

INSTRUMENTOS NÁUTICOS

Agulhas, Instrumentos para Marcações, Odômetros, Velocímetros, Prumo, Ecobatímetro, Anemômetro, Anemoscópio, Barômetro, Radiogoniômetro.

GPS e DGPS

Introdução, Serviços, Sinais e Códigos GPS, Almanaque, Imprecisão no GPS, DGPS, Utilização do GPS.

ESTABILIDADE DE EMBARCAÇÕES

Definições, Reserva de Flutuabilidade, Borda Livre, Conceitos de Estabilidade Lateral, Superfície Livre, Tosamento, Alquebramento.

TÁBUA DE MARÉS

Marés, Tábuas de Marés, Carta de Correntes de Marés.

NAVEGAÇÃO RADAR

Princípios de Funcionamento, Características de Propagação, Apresentação Radar, Controles, Precisão de Posição, Auxílios Radar.

METEOROLOGIA

Equilíbrio Energético, Atmosfera, Pressão, Temperatura do Ar, TSM, Brisas, Isóbaras, Carta Sinótica, Ciclones, Anticiclones, Cavado e Crista, Umidade Absoluta, Umidade Relativa, Nuvens, Nevoeiros, Circulação Geral do Planeta, Frentes, Instrumentos, Ventos, Ondas, Carta Piloto, METAREA V, METEOROMARINHA, Regras Práticas.

COMUNICAÇÕES

Equipamentos, Prioridades, Procedimentos.

EPIRB e AIS

EPIRB, AIS.

SOBREVIVÊNCIA NO MAR

Homem ao Mar, Manobras de Boutakow e Williamson, Salvatagem, Artefatos Pirotécnicos, Palamenta da Balsa.

SINALIZAÇÃO NÁUTICA

Sinais Náuticos, Sinais Laterais, IALA A e IALA B, Sinais Cardinais, Perigo Isolado, Águas Seguras e Especiais, Sinalização Náutica Complementar, Tipos de Luzes, Luz Fixa, Luz Rítmica, Isofásica, Ocultação, Rápida, Muito Rápida, Ultra Rápida e Alternada, Faróis e Faroletes.

REGRAS DE GOVERNO, LUZES, MARCAS E SINAIS

Introdução, Definições, Vigilância, Velocidade de Segurança, Riscos e Manobras para Evitar Abalroamento, Canais Estreitos, Vias de Separação, Ultrapassagem, Roda a Roda, Rumos Cruzados, Ações das Embarcações, Embarcação a Vela, Responsabilidade entre Embarcações, Regras de Governo na Navegação Interior, Definições de Luzes, Luzes de Embarcação de Propulsão Mecânicas, a Vela, Fundeada, Realizando Reboque, Engajada na Pesca, Sem Governo, Encalhada, Capacidade de Manobra Restrita, Restrita devido ao Calado, de Praticagem, Sinais de Perigo, Sinais Sonoros.

 

MAIS INFORMAÇÕES

O curso é fornecido através de uma plataforma online, e você poderá acessar todo o material de qualquer lugar e a qualquer momento. As aulas estão gravadas e você poderá ver e rever quantas vezes desejar. Seu acesso dura 365 dias a partir do momento da inscrição.

Depoimentos

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Matheus Fernandes
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Empresário

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Lúcia Helena
Lúcia Helena

CEO, Cora Advogados

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Carlos Alberto
Carlos Alberto

CEO, TEchCorp

Perguntas frequentes

Para obter a carteira de Capitão Amador, é necessário ter a habilitação de Mestre-Amador. A prova acontece normalmente duas vezes ao ano, é composta de 40 questões de múltipla escolha com 5 alternativas cada. O exame dura 4 horas e para passar, é necessário que o candidato acerte metade das questões.

Para realizar o exame para mestre-amador o candidato deverá ser habilitado na categoria de Arrais-Amador. O exame para mestre-amador constará de uma prova contendo 40 questões de múltipla escolha, sendo quatro com utilização de carta náutica, com a duração máxima de três horas. A prova possui valor máximo de 10 pontos e será considerado aprovado o candidato que alcançar pelo menos cinco pontos na prova.

Não, o que existe disponível é um modelo de requerimento que agilizará o processo de inscrição junto as Capitanias, Delegacias e Agências. Existe a necessidade do comparecimento do interessado ou de seu representante legal (munido de procuração), na Capitanias, Delegacias e Agências responsável pela sua jurisdição, para a entrega dos documentos exigidos na norma visando à inscrição do candidato.

A carteira de habilitação amadora   tem prazo de validade de dez anos para pessoa até 65 anos e a partir dessa idade é necessário renovar a cada 5 anos.

É preciso procurar uma escola náutica credenciado pela Marinha do Brasil para realizar o curso preparatório e agendar os exames.

Será aplicada somente uma prova com 40 questões.

O exame para essa categoria será constituído de uma prova escrita que consistirá de um questionário com 20 perguntas do tipo múltipla escolha, e terá a duração máxima de 1 hora e 30 minutos. Será aprovado o candidato que alcançar um percentual mínimo de acerto igual a 50% (cinquenta por cento).

O exame de Arrais-Amador
constará de uma prova escrita com a duração máxima de duas (2) horas, sendo esta prova constituída de 40 questões do tipo múltipla escolha. Será considerado aprovado o candidato que alcançar o candidato que alcançar um percentual mínimo de acerto igual a 50% (cinquenta por cento).

A obtenção da carteira exige a realização de uma prova teórica, que inclui conteúdos sobre navegação, sinalização náutica, legislação e segurança essa é realizada na Capitania dos Portos

Estes documentos somente poderão ser obtidos por intermédio de Estabelecimento de Treinamento Náutico cadastrados nas Capitanias, Delegacias e Agências na área de jurisdição onde reside o interessado.