O Capitão Amador representa o mais alto nível de habilitação náutica para navegadores amadores no Brasil. Esta certificação permite a navegação oceânica sem limites de afastamento da costa, abrindo um mundo de possibilidades para aventuras marítimas e travessias internacionais.
CURSO Teórico Capitão Amador
Carga Horária
Teórico: 40 horas
Plataforma online
40 horas de vídeo-aulas (aprox)
O curso de capitão amador conta com:
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Faça questionários, assista as aulas quantas vezes desejar.
Escola Náutica Oceania
Temos sido o farol para aspirantes a navegadores de todo o Paraná há mais de 20 anos. Em 2012, com as alterações e novas exigências da Capitania dos Portos do Paraná, em Paranaguá, formalizamos nossa escola, tornando-nos a primeira escola náutica credenciada pela Marinha do Brasil com sede no litoral paranaense.
No coração de nossa escola está o Capitão Moisés Vaz de Jesus, com mais de 25 anos de experiência. Licenciado em história e geografia, um verdadeiro professor, Moisés não é apenas nosso instrutor chefe, mas também o timoneiro e guardião da renomada Porto Marina Oceania, referência em Paranaguá. Sua vasta experiência, formação e treinamentos pela Marinha do Brasil garantem que nossos alunos recebam o melhor em educação náutica.
PROGRAMA DO CURSO
O conteúdo do curso cobre todos os assuntos da prova de Capitão Amador, conforme a NORMAM-211/DPC.
NAVEGAÇÃO ASTRONÔMICA
O Sextante, Passagem Meridiana do Sol, Medida da Altura do Sol, Determinação da Longitude, Hora Legal e Hora Média de Greenwich, Determinação da Latitude, Posição do Sol na Passagem Meridiana, Estimativa do Horário da Passagem Meridiana do Sol, Estimativa da Altura do Sol na Passagem Meridiana, Fusos Horários, Posição Observada vs Posição Estimada, Questões Teóricas do Exame de Capitão Amador, Tábua de Pontos
ESTABILIDADE DE EMBARCAÇÕES
Conceitos Básicos, Empuxo, Trim e Banda, Deslocamento, Curva de Deslocamento, TPC, Reserva de Flutuabilidade, Variação de Calado devido Densidade da Água, Principais Pontos Notáveis, Condição de Equilíbrio, Curva de Estabilidade Estática, Equilíbrio, Aspectos Adicionais sobre GM e GZ, Avaliação de Estabilidade, Banda Permanente e Ângulo de Encosto, Efeito de Superfície Livre, Suspensão de Cargas e Consumo, Variação de CG e Compasso, PON, Esforços Estruturais, Estabilidade em Mau Tempo
METEOROLOGIA
Ondas Curtas e Longas, Calor Latente e Sensível, Temperatura do Ar, TSM, Pressão, Umidade, Temperatura do Ponto de Orvalho, Evaporação, Condensação, Nebulosidade, Nuvens, Precipitação, Circulação Geral do Planeta, Ventos em Cartas Sinóticas, Brisas, Ventos Real, Relativo e Aparente, Localização da Alta e Baixa Pressão, Escala Beaufort, Sistemas Frontais, Frente Fria, Frente Quente, Frente Oclusa e Estacionária, Fenômenos Convectivos, Linha de Instabilidade, Trovoadas, ZCIT, Doldrums, Ciclones Tropicais, Formação de Ciclones, Aproximação de Ciclones, Manobras Evasivas, Ciclone Extratropical e Subtropical, Introdução a Nevoeiros, Nevoeiro de Radiação, Nevoeiro de Advecção, Outros Tipos, Névoas, Imagens de Satélite, Avisos de Mau Tempo, Meteoromarinha, Cartas Piloto
OCEANOGRAFIA
Ondas, Geração de Ondas, Vagas e Marulhos, Águas Profundas e Rasas, Interação com Embarcações, Marés: A (Real) Causa da Maré, Elementos da Maré, Tipos de Marés, Tábua de Marés, Cálculo da Altura da Maré, Correntes de Maré, Correntes Costeiras, Correntes Oceânicas
COMUNICAÇÕES
Características de uma Onda, Modulação, Atenuação, Difração, Refração, Reflexão, Diagrama em Blocos, Transceptor VHF, Prioridade nas Comunicações, Chamada Seletiva Digital – DSC, Transceptor MF, Transceptor HF e MF/HF, Outros Sistemas Rádio, Rede de Apoio Costeiro, Informações de Segurança Marítima, Avisos Rádio-Náuticos, Avisos Rádio Meteorológicos, Avisos Rádio-SAR, Introdução ao GMDSS, NAVTEX, INMARSAT, IRIDIUM, EPIRB 406, SART, AIS-SART, Equipamentos por Área de Navegação, Código Internacional dos Sinais: Conceitos Básicos
SOBREVIVÊNCIA NO MAR
Introdução, Aspectos Fisiológicos e Psicológicos do Náufrago: Hipotermia, Afogamento, Aspectos Fisiológicos e Psicológicos do Náufrago: Fome, Sede, Outros Aspectos, Meio Ambiente Marinho e o Náufrago, Equipamentos e procedimentos de abandono, Balsa Salva-Vidas, Busca e Resgate de Náufragos, Navegação com Balsa, Navegação com Balsa: Direção, Velocidade, Tábua de Pontos
CARTA NÁUTICA E PUBLICAÇÕES NÁUTICAS
Projeções Cartográficas, Projeção de Mercator, Loxodrômica e Ortodrômica, Desvantagens da Projeção de Mercator, Projeção Gnomônica, Cartas Náuticas: Definição, Escalas, Aspectos Gerais, Carta 12.000, Confiança e Precisão, Avisos aos Navegantes, Catálogo de Cartas e Publicações, Roteiro, Demais Publicações Relevantes
INTRODUÇÃO AO RADAR
Onda Eletromagnética, Diagramas em Blocos de um Radar, Características de um Sistemas Radar, Propagação do Sinal do Radar, Apresentação da Imagem Radar, Controles Operacionais do Radar, Interpretação da Imagem Radar
NAVEGAÇÃO COM USO DO RADAR
Navegação Radar, Radar para Evitar Abalroamento, ARPA
GPS e DGPS
GNSS, GPS, GPS e Carta Náutica, Uso do GPS, DGPS
AIS – AUTOMATIC IDENTIFICATION SYSTEM
Introdução ao AIS
NAVEGAÇÃO BATIMÉTRICA
Ecobatímetro, Navegação Batimétrica
SISTEMAS INTEGRADOS DE NAVEGAÇÃO
Sistemas Integrados de Navegação
VTS – VESSEL TRAFFIC SERVICE
VTS – Vessel Traffic Service
MAIS INFORMAÇÕES
O curso é através de uma plataforma online, e você poderá acessar todo o material de qualquer lugar e a qualquer momento. As aulas estão gravadas e você poderá ver e rever quantas vezes desejar. Seu acesso dura 365 dias a partir do momento da inscrição.
Depoimentos
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Matheus Fernandes
Empresário
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Lúcia Helena
CEO, Cora Advogados
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Carlos Alberto
CEO, TEchCorp
Perguntas frequentes
Para obter a carteira de Capitão Amador, é necessário ter a habilitação de Mestre-Amador. A prova acontece normalmente duas vezes ao ano, é composta de 40 questões de múltipla escolha com 5 alternativas cada. O exame dura 4 horas e para passar, é necessário que o candidato acerte metade das questões.
Para realizar o exame para mestre-amador o candidato deverá ser habilitado na categoria de Arrais-Amador. O exame para mestre-amador constará de uma prova contendo 40 questões de múltipla escolha, sendo quatro com utilização de carta náutica, com a duração máxima de três horas. A prova possui valor máximo de 10 pontos e será considerado aprovado o candidato que alcançar pelo menos cinco pontos na prova.
Não, o que existe disponível é um modelo de requerimento que agilizará o processo de inscrição junto as Capitanias, Delegacias e Agências. Existe a necessidade do comparecimento do interessado ou de seu representante legal (munido de procuração), na Capitanias, Delegacias e Agências responsável pela sua jurisdição, para a entrega dos documentos exigidos na norma visando à inscrição do candidato.
A carteira de habilitação amadora tem prazo de validade de dez anos para pessoa até 65 anos e a partir dessa idade é necessário renovar a cada 5 anos.
É preciso procurar uma escola náutica credenciado pela Marinha do Brasil para realizar o curso preparatório e agendar os exames.
Será aplicada somente uma prova com 40 questões.
O exame para essa categoria será constituído de uma prova escrita que consistirá de um questionário com 20 perguntas do tipo múltipla escolha, e terá a duração máxima de 1 hora e 30 minutos. Será aprovado o candidato que alcançar um percentual mínimo de acerto igual a 50% (cinquenta por cento).
O exame de Arrais-Amador
constará de uma prova escrita com a duração máxima de duas (2) horas, sendo esta prova constituída de 40 questões do tipo múltipla escolha. Será considerado aprovado o candidato que alcançar o candidato que alcançar um percentual mínimo de acerto igual a 50% (cinquenta por cento).
A obtenção da carteira exige a realização de uma prova teórica, que inclui conteúdos sobre navegação, sinalização náutica, legislação e segurança essa é realizada na Capitania dos Portos
Estes documentos somente poderão ser obtidos por intermédio de Estabelecimento de Treinamento Náutico cadastrados nas Capitanias, Delegacias e Agências na área de jurisdição onde reside o interessado.