CURSO Teórico Capitão Amador

O Capitão Amador representa o mais alto nível de habilitação náutica para navegadores amadores no Brasil. Esta certificação permite a navegação oceânica sem limites de afastamento da costa, abrindo um mundo de possibilidades para aventuras marítimas e travessias internacionais.

iconeCarga Horária

Teórico: 40 horas

iconePlataforma online

40 horas de vídeo-aulas (aprox)

O curso de capitão amador conta com:

  • Cerca de 850 exercícios de provas anteriores, desde 2013 (mais de 10 anos de provas).
  • Exercícios de Navegação Astronômica resolvidos e classificados para melhor aprendizado
  • Exercícios de Navegação Radar (com uso da Rosa de Manobras) resolvidos em vídeo
  • Rosa de Manobras para impressão
  • Vários Pdfs das matérias da prova de Capitão com os pontos importantes de cada vídeo aula

Faça questionários, assista as aulas quantas vezes desejar.

 

Fale agora com nosso atendimento

Aqui começa sua jornada náutica.

Escola Náutica Oceania

Temos sido o farol para aspirantes a navegadores de todo o Paraná há mais de 20 anos. Em 2012, com as alterações e novas exigências da Capitania dos Portos do Paraná, em Paranaguá, formalizamos nossa escola, tornando-nos a primeira escola náutica credenciada pela Marinha do Brasil com sede no litoral paranaense.

No coração de nossa escola está o Capitão Moisés Vaz de Jesus, com mais de 25 anos de experiência. Licenciado em história e geografia, um verdadeiro professor, Moisés não é apenas nosso instrutor chefe, mas também o timoneiro e guardião da renomada Porto Marina Oceania, referência em Paranaguá. Sua vasta experiência, formação e treinamentos pela Marinha do Brasil garantem que nossos alunos recebam o melhor em educação náutica.

+10
anos de experiência
+1400
alunos formados
+98%
indice de aprovação

PROGRAMA DO CURSO

O conteúdo do curso cobre todos os assuntos da prova de Capitão Amador, conforme a NORMAM-211/DPC. 

 

NAVEGAÇÃO ASTRONÔMICA

O  Sextante, Passagem Meridiana do Sol, Medida da Altura do Sol, Determinação da Longitude, Hora Legal e Hora Média de Greenwich, Determinação da Latitude, Posição do Sol na Passagem Meridiana, Estimativa do Horário da Passagem Meridiana do Sol, Estimativa da Altura do Sol na Passagem Meridiana, Fusos Horários, Posição Observada vs Posição Estimada, Questões Teóricas do Exame de Capitão Amador, Tábua de Pontos

ESTABILIDADE DE EMBARCAÇÕES

Conceitos Básicos, Empuxo, Trim e Banda, Deslocamento, Curva de Deslocamento, TPC, Reserva de Flutuabilidade, Variação de Calado devido Densidade da Água, Principais Pontos Notáveis, Condição de Equilíbrio, Curva de Estabilidade Estática, Equilíbrio, Aspectos Adicionais sobre GM e GZ, Avaliação de Estabilidade, Banda Permanente e Ângulo de Encosto, Efeito de Superfície Livre, Suspensão de Cargas e Consumo, Variação de CG e Compasso, PON, Esforços Estruturais, Estabilidade em Mau Tempo  

METEOROLOGIA

Ondas Curtas e Longas, Calor Latente e Sensível, Temperatura do Ar, TSM, Pressão, Umidade, Temperatura do Ponto de Orvalho, Evaporação, Condensação, Nebulosidade, Nuvens, Precipitação, Circulação Geral do Planeta, Ventos em Cartas Sinóticas, Brisas, Ventos Real, Relativo e Aparente, Localização da Alta e Baixa Pressão, Escala Beaufort, Sistemas Frontais, Frente Fria, Frente Quente, Frente Oclusa e Estacionária, Fenômenos Convectivos, Linha de Instabilidade, Trovoadas, ZCIT, Doldrums, Ciclones Tropicais, Formação de Ciclones, Aproximação de Ciclones, Manobras Evasivas, Ciclone Extratropical e Subtropical, Introdução a Nevoeiros, Nevoeiro de Radiação, Nevoeiro de Advecção, Outros Tipos, Névoas, Imagens de Satélite, Avisos de Mau Tempo, Meteoromarinha, Cartas Piloto  

OCEANOGRAFIA

Ondas, Geração de Ondas, Vagas e Marulhos, Águas Profundas e Rasas, Interação com Embarcações, Marés: A (Real) Causa da Maré, Elementos da Maré, Tipos de Marés, Tábua de Marés, Cálculo da Altura da Maré, Correntes de Maré, Correntes Costeiras, Correntes Oceânicas  

COMUNICAÇÕES

Características de uma Onda, Modulação, Atenuação, Difração, Refração, Reflexão, Diagrama em Blocos, Transceptor VHF, Prioridade nas Comunicações, Chamada Seletiva Digital – DSC, Transceptor MF, Transceptor HF e MF/HF, Outros Sistemas Rádio, Rede de Apoio Costeiro, Informações de Segurança Marítima, Avisos Rádio-Náuticos, Avisos Rádio Meteorológicos, Avisos Rádio-SAR, Introdução ao GMDSS, NAVTEX, INMARSAT, IRIDIUM, EPIRB 406, SART, AIS-SART, Equipamentos por Área de Navegação, Código Internacional dos Sinais: Conceitos Básicos  

SOBREVIVÊNCIA NO MAR

Introdução, Aspectos Fisiológicos e Psicológicos do Náufrago: Hipotermia, Afogamento, Aspectos Fisiológicos e Psicológicos do Náufrago: Fome, Sede, Outros Aspectos, Meio Ambiente Marinho e o Náufrago, Equipamentos e procedimentos de abandono, Balsa Salva-Vidas, Busca e Resgate de Náufragos, Navegação com Balsa, Navegação com Balsa: Direção, Velocidade, Tábua de Pontos  

CARTA NÁUTICA E PUBLICAÇÕES NÁUTICAS

Projeções Cartográficas, Projeção de Mercator, Loxodrômica e Ortodrômica, Desvantagens da Projeção de Mercator, Projeção Gnomônica, Cartas Náuticas: Definição, Escalas, Aspectos Gerais, Carta 12.000, Confiança e Precisão, Avisos aos Navegantes, Catálogo de Cartas e Publicações, Roteiro, Demais Publicações Relevantes  

INTRODUÇÃO AO RADAR

Onda Eletromagnética, Diagramas em Blocos de um Radar, Características de um Sistemas Radar, Propagação do Sinal do Radar, Apresentação da Imagem Radar, Controles Operacionais do Radar, Interpretação da Imagem Radar  

NAVEGAÇÃO COM USO DO RADAR

Navegação Radar, Radar para Evitar Abalroamento, ARPA  

GPS e DGPS

GNSS, GPS, GPS e Carta Náutica, Uso do GPS, DGPS  

AIS – AUTOMATIC IDENTIFICATION SYSTEM

Introdução ao AIS 

NAVEGAÇÃO BATIMÉTRICA

Ecobatímetro, Navegação Batimétrica  

SISTEMAS INTEGRADOS DE NAVEGAÇÃO

Sistemas Integrados de Navegação  

VTS – VESSEL TRAFFIC SERVICE

VTS – Vessel Traffic Service 

 

MAIS INFORMAÇÕES

O curso é através de uma plataforma online, e você poderá acessar todo o material de qualquer lugar e a qualquer momento. As aulas estão gravadas e você poderá ver e rever quantas vezes desejar. Seu acesso dura 365 dias a partir do momento da inscrição.

Depoimentos

"Suspendisse rutrum accumsan orci ac mattis. Suspendisse id elit eu sem pellentesque auctor. Maecenas ac vestibulum metus. Etiam eleifend risus metus, in tempor urna convallis"

Matheus Fernandes
Matheus Fernandes

Empresário

"Suspendisse rutrum accumsan orci ac mattis. Suspendisse id elit eu sem pellentesque auctor. Maecenas ac vestibulum metus. Etiam eleifend risus metus, in tempor urna convallis"

Lúcia Helena
Lúcia Helena

CEO, Cora Advogados

"Suspendisse rutrum accumsan orci ac mattis. Suspendisse id elit eu sem pellentesque auctor. Maecenas ac vestibulum metus. Etiam eleifend risus metus, in tempor urna convallis"

Carlos Alberto
Carlos Alberto

CEO, TEchCorp

Perguntas frequentes

Para obter a carteira de Capitão Amador, é necessário ter a habilitação de Mestre-Amador. A prova acontece normalmente duas vezes ao ano, é composta de 40 questões de múltipla escolha com 5 alternativas cada. O exame dura 4 horas e para passar, é necessário que o candidato acerte metade das questões.

Para realizar o exame para mestre-amador o candidato deverá ser habilitado na categoria de Arrais-Amador. O exame para mestre-amador constará de uma prova contendo 40 questões de múltipla escolha, sendo quatro com utilização de carta náutica, com a duração máxima de três horas. A prova possui valor máximo de 10 pontos e será considerado aprovado o candidato que alcançar pelo menos cinco pontos na prova.

Não, o que existe disponível é um modelo de requerimento que agilizará o processo de inscrição junto as Capitanias, Delegacias e Agências. Existe a necessidade do comparecimento do interessado ou de seu representante legal (munido de procuração), na Capitanias, Delegacias e Agências responsável pela sua jurisdição, para a entrega dos documentos exigidos na norma visando à inscrição do candidato.

A carteira de habilitação amadora   tem prazo de validade de dez anos para pessoa até 65 anos e a partir dessa idade é necessário renovar a cada 5 anos.

É preciso procurar uma escola náutica credenciado pela Marinha do Brasil para realizar o curso preparatório e agendar os exames.

Será aplicada somente uma prova com 40 questões.

O exame para essa categoria será constituído de uma prova escrita que consistirá de um questionário com 20 perguntas do tipo múltipla escolha, e terá a duração máxima de 1 hora e 30 minutos. Será aprovado o candidato que alcançar um percentual mínimo de acerto igual a 50% (cinquenta por cento).

O exame de Arrais-Amador
constará de uma prova escrita com a duração máxima de duas (2) horas, sendo esta prova constituída de 40 questões do tipo múltipla escolha. Será considerado aprovado o candidato que alcançar o candidato que alcançar um percentual mínimo de acerto igual a 50% (cinquenta por cento).

A obtenção da carteira exige a realização de uma prova teórica, que inclui conteúdos sobre navegação, sinalização náutica, legislação e segurança essa é realizada na Capitania dos Portos

Estes documentos somente poderão ser obtidos por intermédio de Estabelecimento de Treinamento Náutico cadastrados nas Capitanias, Delegacias e Agências na área de jurisdição onde reside o interessado.